Enquadramento

O líder de pessoas, com competências distintas do líder de líderes, está profissionalmente comprometido com todo o tipo de aspetos de cariz operacional inerentes ao desempenho da sua unidade orgânica. Os resultados que advém deste desempenho é reflexo do modo como este interage com a equipa que lidera. É imperativo, por isso, alinhar e mobilizar a equipa para os objetivos a alcançar.

A capacidade de um líder para atingir resultados positivos requer que este desenvolva um core de competências exigentes tanto ao nível das soft skills, como da gestão e compreensão das pessoas.

Objetivo

A estratégia do programa de formação  é possibilitar uma transição comportamental, para que o líder entenda e passe a valorizar seu papel enquanto gestor. O curso parte do autoconhecimento e da expansão da perspetiva da liderança para, posteriormente, se focar nas estratégias de obtenção do melhor desempenho da equipa e resultados organizacionais.

Metodologia

A metodologia desta formação baseia-se num processo intensivo de co-construção, bastante prático e repleto de ferramentas que permitam o desenvolvimento das competências essenciais ao desempenho eficaz desta função. Propicia, ainda, o autoconhecimento e um assessment para que o líder conheça o seu perfil de liderança, as suas forças e respetivos pontos de vigilância face aos desafios que se lhe deparam.

Destinatários

O presente programa foi desenhado para todos os líderes de pessoas e de processos, para os novos líderes, ou para os potenciais líderes que queiram entender quais são os seus reais desafios, qualificar e aumentar as suas competências core para atividades efetivas de liderança.

 

Programa

O PAPEL DO LÍDER DE PESSOAS, PROCESSOS E METAS

  • O papel do líder
  • O líder e a equipa
  • Atitude e determinação do líder

ESTILOS DE LIDERANÇA E AUTOCONHECIMENTO

  • Autoconhecimento
  • Estilo de liderança
  • Importância e aplicabilidade da Inteligência Emocional na dinâmica organizacional

LÍDER COACH

  • Coaching e a liderança
  • Coaching e as suas aplicações no desenvolvimento organizacional
  • Coach e líder: a relação de interdependência
  • O processo de coaching organizacional
  • Ferramentas de coaching aplicadas ao líder
  • Estilos de aprendizagem para desenvolvimento da equipa
  • Team Building

COMUNICAÇÃO E FEEDBACK

  • Comunicação e relacionamentos
  • Como melhorar o processo de comunicação
  • O processo de feedback e feedfoward
  • A escuta ativa
  • Comunicação não-violenta
  • Liderança com influência

FOCO NOS RESULTADOS

  • Gestão dos resultados
  • Planeamento
  • Desempenho e potencial da equipa para os resultados
  • Indicadores de performance e de satisfação

Peça proposta aqui.

Ficha de Inscrição