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Querida deixei de conseguir gerir o meu tempo

  |   Coaching, Gestão de Tempo   |   1 Comment

Andamos todos atarefados. Não há forma de dar a volta a isso. Toda a gente quer tudo para ontem e não temos como tratar disso. Aumenta o stress e a qualidade de vida diminui. Eis algumas dicas para ajudar a melhor gerir o tempo.

  • Aprenda a dizer não – é a tarefa mais dura, pode ser um não definitivo ou não, agora não. Quando aprender isso vai encontrar tempo para as coisas importantes

 

  • Elimine os ladrões de tempo – Facebook, Twiter, verificar o e-mail constantemente são somente 3 coisas que pode eliminar, ou pelos menos limitar o tempo que despende nisso

 

  • Conheça os seus limites – todos tempos um limite. Descubra qual o seu e depois use a primeira dica e aprenda a dizer não

 

  • Liste todas as tarefas diárias – 15 minutos ao final do dia a listar o que tem que fazer no dia seguinte vai ajudar a compreender o que tem que pendente

 

  • Priorize as tarefas – definir o que é Importante, Necessário, Prioritário e Urgente é uma das melhores forma de gerir o seu tempo

 

  • Foco numa tarefa por vez – Esqueça o multi-tasking. Foco numa tarefa somente, executar até ao fim e passar para a próxima

 

  • Defina janelas de execução – Responder a e-mails, das 10h-11h e das 15h-16h. Atender telefonemas, das 11h e 12h. Reuniões, terças e quintas de manhã. Actualizar o CRM, sexta das 16h-18h. Imprevistos? Priorize antes de executar

 

  • Não seja perfeccionista, por vezes o bom é excelente – execute a tarefa da forma que lhe foi pedido. Tudo o que fizer a mais será desperdício de tempo e energia

 

  • Delegue tarefas – há sempre tarefas que alguém pode fazer e assim poupar tempo e acelerar o processo de resolução

 

  • Descomplique processo – deligue o “complicómetro”. Quais as tarefas que podem ser eliminadas ou concatenadas com outras para diminuir o tempo de execução? Estas são algumas ideias que pratico e que me permitem ter tempo para fazer tudo o que preciso fazer

 

By Wilques Erlacher